Como escolher um nicho de mercado e escolher boas palavras-chave

Você pode ter ouvido falar em nichos, mas não sabe bem por que deve posicionar seu negócio online através deles ou como escolher um nicho de mercado.

Muitos empreendedores falham porque não focam em um público-alvo, tentam vender para todos, dispersando um pouco demais.

Se, em vez disso, seus esforços fossem direcionados para trazer um produto ou serviço que pudesse resolver os problemas de um grupo selecionado de pessoas, você poderia criar um negócio de sucesso a longo prazo.

Para ajudar você a entender mais sobre como escolher um nicho de mercado, bem como as palavras-chave usadas em seu negócio, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que significa “colocar seu negócio em um nicho de mercado”?

Um nicho de mercado é uma pequena parte de um mercado amplo. Os melhores nichos de mercado são aqueles que não são preenchidos facilmente, ou seja, que possuem pouca concorrência, mas suprem uma necessidade específica.

Veja alguns exemplos do que um nicho de mercado pode ser:

  • Produtos especialmente projetados para canhotos.
  • Suplementos alimentares orgânicos para cães.
  • Acessórios de golfe para jogadores com mobilidade reduzida.
  • Sapatos da moda para mulheres com pés tamanho 40 e mais.

Outra maneira é pensar em um nicho de mercado como um grupo selecionado de clientes em potencial com necessidades especiais que podem formar um grupo maior.

Para vender muito é preciso vender de forma inteligente. Ao encontrar um nicho que tenha um interesse em massa, você pode ser capaz de converter muito mais clientes em potencial em clientes reais do que poderia se o seu mercado não fosse um nicho.

A ideia é ser um peixe grande em uma piscina pequena e não um peixe pequeno em uma piscina grande.

Mas como escolher um nicho de mercado?

Um dos pontos mais difíceis para muitos empreendedores é encontrar seu nicho de mercado. Aqui estão alguns métodos para ajudá-lo a resolver esse problema.

1. Siga sua paixão

Mesmo que, sem dúvida, você possa criar um negócio através de suas qualificações, é provável que isso não o faça feliz. Para ter sucesso em seu nicho de mercado, você deve ser apaixonado por ele.

Comece escrevendo tudo o que você é apaixonado, tudo o que você gosta de fazer na vida, seja passar tempo com sua família (ou seu cachorro) ou praticar esportes ou artesanato.

Talvez você goste de mexer ou aprender a fazer coisas novas, jardinar, renovar carros antigos, quaisquer que sejam suas paixões, escrevê-las.

2. Identifique os problemas que você pode resolver

Depois de anotar todas as suas paixões, comece a pensar nos problemas que você e seus colegas estão enfrentando e para os quais você não tem uma solução fácil.

Depois de identificar problemas, pense em como uma solução pode ser encontrada. Esta solução pode ser um produto simples, uma série de produtos ou um serviço.

3. Siga o dinheiro

Depois de ter algumas ideias para produtos ou serviços de nicho, pense no que as pessoas estariam dispostas a gastar seu dinheiro. Lembre-se de que o ideal é criar uma clientela que compre sempre, para construir uma base de clientes fiéis.

4. Procure por seus concorrentes

Faça pesquisas na Internet para definir a concorrência. Teste também as palavras-chave e encontre as mais procuradas que têm menos concorrência.

Aqui é interessante usar o Ubersuggest. Através dessa ferramenta, você poderá checar:

  • Quantidade de pesquisas mensais de uma palavra-chave
  • A concorrência (ou seja, quão difícil é se posicionar organicamente e pagando por isso)
  • Bem como novas ideias de palavras-chave em torno do nicho de mercado.

As palavras-chave são um ativo muito importante na hora de entender como escolher um nicho de mercado. É através delas que você poderá verificar o interesse das pessoas em um determinado produto, bem como, as principais perguntas que elas se fazem em torno disso.

Através do entendimento das palavras-chave, você poderá criar conteúdo relevante para seu público-alvo e assim, conseguirá se posicionar mais facilmente nos mecanismos de busca, como o Google.

Esse treinamento pode ajudar você a fazer a escolha certa! Lembre-se, esse é o passo fundamental para o seu negócio ter sucesso.

Teste sua ideia

Neste ponto, você deve ser capaz de escolher apenas uma ideia para tentar. Através da análise que você fez anteriormente, você será capaz de decidir qual é o melhor nicho de mercado para seguir.

Lembre-se que um bom nicho de mercado é aquele que possui várias pesquisas mensais (isso demostra que várias pessoas estão interessadas no assunto) e que possua pouca concorrência (ou seja, poucos empreendedores oferecem uma solução para o problema das pessoas).

O grande ponto para ter sucesso no seu negócio online é justamente resolver os problemas das pessoas. Se você conseguir, como afiliado, promover produtos que supram uma necessidade do seu público-alvo, certamente o seu negócio irá prosperar.

Mas lembre-se que, para chegar ao sucesso, será necessário muita paciência e perseverança para alcançar os resultados desejados.

Conclusão

Depois de verificar a viabilidade do seu nicho de mercado, não há limites. Agora você pode construir um site que funcione plenamente, criar conteúdo de alto com as palavras-chave escolhidas e revisar sua presença nas mídias sociais para criar uma marca renomada em torno do seu nicho.

Gostou de saber mais sobre como escolher um nicho de mercado? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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