Usar técnicas de copywriting em seu negócio pode ter resultados muito positivos. Isso porque, as pessoas desejam receber uma oferta de venda personalizada e única.
Para ajudar você a entender mais sobre copywriting, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é copywriting?
Copywriting significa saber como persuadir um leitor a agir (comprar um produto, assinar uma newsletter, baixar um e-book gratuito, segui-lo nas redes sociais, etc.).
Quando você quer conquistar novos clientes, convencer seus assinantes a ler seu artigo, ativar prospects um pouco silenciosos demais, anunciar o lançamento de um novo produto/serviço, dominar as técnicas de copywriting é uma obrigação que fará toda a diferença.
Simplificando: copywriting não é outra coisa senão a arte de escrever para vender.
9 técnicas de copywriting que você deve dominar!
1 – Conheça seu leitor-alvo
Esta é, por assim dizer, a base do copywriting. Para entrar na mente de seus leitores, você deve conhecer seus medos, frustrações, desejos absolutos e oferecer-lhes respostas para seus problemas.
Não há segredo: você deve conhecê-los de cor. Um pouco como uma mãe conheceria seu filho.
Essa técnica de copywriting cria um círculo virtuoso: quanto mais você souber sobre eles, mais conseguirá personalizar seu conteúdo. Quanto mais eles se identificam, quanto mais eles se sentirem compreendidos, mais eles confiam em você!
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2 – Atraia com títulos poderosos
Nunca se esqueça dessa grande regra no copywriting: um título sem graça é a maneira mais eficaz de cometer suicídio online. Sem um bom título, os leitores simplesmente não lerão seus artigos. Eles nunca saberão o quão grande você é.
Sim, eu sei, é triste. Mas então, o que é um bom título? Um título claro, que apresenta imediatamente o benefício para o seu leitor. Com números, é ainda melhor.
3 – Faça uma promessa e responda a ela
Entre as técnicas de copywriting a serem usadas para convencer seus leitores de que seus produtos são os que eles precisam: resolver seus problemas.
O teu título promete dar-lhes 10 dicas para poupar 500 reais por mês? Você terá ABSOLUTAMENTE que dar 10 dicas que resolverão o problema da falta de dinheiro.
Seu único objetivo deve ser ajudar seu público. É isso que fará seu negócio prosperar!
Resolver problemas é mais importante do que conhecer todas as dicas de persuasão mental do mundo. Mesmo aplicando as melhores técnicas de copywriting, você não venderá nada se seu produto cheirar a um golpe a 10 quilômetros de distância.
4 – Use linguagem simples e direta
Esqueça tudo o que aprendeu na aula de português: advérbios, transições, fórmulas complicadas. Acabou.
Seu objetivo é vender. Por isso, use a mesma linguagem que seus leitores, evite jargões e outras palavras complicadas que só você entende.
Então, lembre-se dessa técnica de copywriting: popularize, simplifique!
5 – Comece no final
Determine claramente o propósito do seu produto, sua página de vendas, seu anúncio. Então, faça com que cada um dos seus parágrafos contribua para alcançar esse objetivo.
1 item = 1 problema. Não é mais complicado do que isso
6 – Expondo os benefícios
Para convencer seu prospect a assinar sua newsletter ou comprar o último treinamento que levou meses para ser criado, você deve fazê-lo entender quais benefícios ele obterá através disso.
Essa técnica de copywriting faria você vender petróleo a um príncipe da Arábia Saudita!
O ser humano é egoísta. Ele não vai comprar um produto de você porque você passou noites sem dormir criando-o, mas porque ele atenderá a uma necessidade.
Assim sendo, para cada uma das características do seu produto, liste um ou mais benefícios.
7 – Aplique o princípio da pirâmide invertida
Um estudo mostra que 81% dos usuários da Internet leem o primeiro parágrafo, enquanto apenas 32% leem o quarto.
Conclusão? Ordene suas ideias em ordem decrescente de importância.
Se você prometer uma dica para gerenciar melhor o tempo sendo pai, você terá que entregá-la em sua primeira parte.
Objetivo? Convença o leitor mais cedo o mais rápido possível. Cabe a ele continuar lendo se quiser saber mais. Pelo menos seu trabalho está feito.
Essa técnica de copywriting é uma regra de ouro na escrita na web.
8 – Aerar o texto
O leitor deve ser capaz de entender suas ideias principais apenas visualizando a página. Por isso, estruture seu artigo com:
- Títulos e legendas que apresentam os benefícios para o seu leitor;
- Imagens ilustrativas;
- Frases curtas.
9 – Responder a objeções
Uma técnica de copywriting muito poderosa é responder às objeções de seus leitores, ou seja, tudo o que dificultaria uma mudança para a ação.
Se você conseguir fazer isso em suas páginas de vendas, boletins informativos ou anúncios, sua taxa de conversão ficará muito alta.
Primeiro passo: conhecer essas famosas objeções. Se você seguiu meu conselho, normalmente listou as características do seu cliente-alvo. Isso irá ajudá-lo, mas não será suficiente.
A melhor maneira de conhecer as objeções de seus prospects é simplesmente perguntar a eles. Por e-mail, com pesquisas no Facebook, entre outros…
Passo dois: liste essas objeções e trabalhe para propor soluções aos seus clientes em potencial.
Gostou de saber mais sobre o copywriting? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!